segunda-feira, 28 de março de 2011

O enterro da verdade absoluta

     "A vida não dá e nem empresta, não se comove e nem se apieda. Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos”. Palavras proferidas pelo exímio cientista Albert Einstein colocam à prova conceitos a respeito da humanidade e seus respectivos conflitos ideológicos geração a geração. O potencial humano no desenvolvimento de tecnologias acarreta divergência quanto a real evolução ética.
     O desejo de alcançar o topo é inato e selvagem, todavia o fator que difere sociedades é unânime: o vício, o amor à velocidade. Parte do momento em que sugar, extrair, parasitar, enaltecer o comodismo sem nada retribuir finda no corrompimento dos alicerces da ética, o que torna impossível o convívio, esse carrega consigo a falta de união e resultados.
     O mercado de trabalho abrange tais conflitos; é uma mistura de gerações com ideais distintos. Cerca de setenta anos atrás surgem os Baby Boomers, uma juventude conhecida pelo culto de sexo, paz e amor com liberdade; atitudes irracionais deixaram o legado da geração sucessora, a aids. Embalados pela falta de estrutura financeira, a remessa X faz do trabalho fonte de realização pessoal, apostando na hierarquia, segurança e competitividade.
     Após anos de estabilidade surgem as gerações Y e Z. Filhas da velocidade e alta tecnologia - provenientes dos anos oitenta e conseguintes - a normalidade compara-se a monotonia. O resultado constatado: impaciência, individualismo e impulsividade. Os representantes desse grupo mostram-se pré-dispostos à ansiedade crônica e efemeridade nas relações sócio/econômicas.
     Os jovens - cheios de informações - tornam-se, entretanto, vazios de conteúdo. Tais deficiências ocorrem ano a ano, extinguindo o conceito de verdade absoluta. O que, de fato, é capaz de acabar com adversidades é a educação e a tolerância. A partir do momento em que os olhos conversarem junto das palavras, o vigor de idéias inovadoras e a sabedoria transformarão a rejeição em aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário